Nossa história
O SINTAPPI-MG é parte da história dos sindicatos no Brasil e fruto de período intenso de lutas ocorrido na década de 80. Sua organização começou em 1985. O primeiro passo foi dado pelos funcionários da Fundação João Pinheiro, que criaram uma Associação com o intuito de organizar os trabalhadores das empresas de Ciência e Tecnologia vinculadas ao Estado.
Em 1987, essa Associação foi legalizada e obteve a Carta Sindical do Ministério do Trabalho, passando a representar os trabalhadores (públicos e privados) em empresas de assessoramento, pesquisas, perícias e informações de todo o Estado de Minas Gerais.
A partir daí, o SINTAPPI-MG formou uma forte parceria com os trabalhadores em defesa de seus direitos e de melhores condições de trabalho e vida. Após mais de duas décadas de atuação, o Sindicato está preparado para defender você, trabalhador!
Nossas funções
Defender os direitos e interesses individuais ou coletivos das categorias que representa;
Atuar como substituto de nossos filiados nas questões processuais e administrativas;
Celebrar Acordos, Convenções e Contratos Coletivos de Trabalho;
Decidir, coordenar e encaminhar as decisões definidas pelos trabalhadores em suas Assembleias;
Representar as categorias em congressos, conferências e encontros de qualquer natureza e perante autoridades administrativas e judiciais.
Nossos princípios
Defesa incondicional dos interesses coletivos e individuais dos trabalhadores da base;
Democracia e respeito às decisões das assembleias de base e congressos;
Defesa da liberdade de organização sindical de todos os trabalhadores;
Mobilização e participação como únicas alternativas para melhorar as condições de trabalho;
Transparência nas negociações e na administração do Sindicato;
Responsabilidade e seriedade nas negociações salariais;
Ampla e ativa solidariedade com outras categorias e sindicatos. Fortalecer a união dos trabalhadores nacional e internacionalmente, prestando apoio a todos na luta pelo fim da exploração do homem pelo homem.
Luta pelo fim da desigualdade social, da injustiça e de qualquer forma de discriminação, opressão e exploração em nossa sociedade.